MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

sábado, 7 de abril de 2012

MANTEIGAS EM IMAGENS, DE ONTEM E DE HOJE

Uma exposição que terá por título “Manteigas em imagens, de ontem e de hoje”, estará patente a todos os que a desejem visitar, no Salão de Exposições do Centro Cívico, entre os dias 12 e 26 de Maio próximo. A Câmara Municipal de Manteigas disponibilizou aquele espaço magnífico e, por isso, lhe estou muito grato.
Esta exposição será uma dupla homenagem a meu Pai, Miguel Esteves Gaspar de Carvalho, e à minha Terra, dois amores que são eternos. Miguel Esteves deixou um espólio muito rico em fotografias da Serra e de Manteigas, algumas com mais de 80 anos, do qual uma pequena parte será a essência desta mostra que a muita gente despertará saudades.
Fotografias atuais, feitas por mim, não serão mais do que a referência actual da história que as velhas fotografias contam e que seria pecaminoso perder. Porém, elas não são a história toda. Por isso, espero que a Exposição seja, também, um ponto de encontro das contribuições que cada um queira dar para a enriquecer e, assim, permitir reconstituir melhor a história do quase último século de uma Terra ímpar e maravilhosa.
Nem em todas as fotografias antigas foi possível recuperar a qualidade que já tiveram, porque o tempo não perdoa.
Para mim, é um trabalho que, embora difícil, vale a pena e ao qual espero que corresponda o prazer que possa dar pelas recordações que fizer reviver.

Sem comentários:

Enviar um comentário